Tendências de navegação web para 2015
Você já pensou sobre as tendências de navegação web para 2015 e em como isto pode afetar seus negócios online este ano?
Ainda com espírito de festa, desejando um ano de 2015 de sucesso e muitas realizações para todos os nossos leitores, preparamos um artigo com algumas previsões das principais tendências de navegação que dominarão 2015.
É importante frisar que os consultores da Priorart não são messias digitais, adivinhos, gurus, evangelistas, pais de santo, samurais ou qualquer outro tipo de paranormal atualmente popular nos círculos de marketing digital. Somos apenas pesquisadores que ao longo dos últimos anos acompanhamos atentamente as realizações de web design que criaram a fundação para as tendências que prevemos para 2015.
Na sequência, uma lista com as tendências mais relevantes que certamente farão a diferença no resultado dos sites neste ano:
Menos é mais
Os elementos de design contemporâneo e as novas tecnologias de desenvolvimento estão apontando cada vez mais para o fato de que menos é realmente mais.
Os usuários não querem ser sobrecarregados com informações e, ao invés disso, preferem um método mais simples e mais limpo para receber a informação que desejam.
A demanda para atender às necessidades dos visitantes com conteúdos relevantes e tecnologias mais atraentes visualmente, é maior do que nunca.
Os webmasters vão precisar renovar seus sites para um design cada vez mais sofisticado e menos complicado. Ao invés de um site com um monte de informações irrelevantes e elementos que a maioria dos visitantes não se preocupam, um site mais simples e claro, com uma navegação intuitiva e objetiva propiciará uma experiência imediata conseguindo captar com maior facilidade a atenção dos internautas.
Se não for responsivo, está fora!
Todos os sites devem possuir um design capaz de se adaptar para abrir perfeitamente em qualquer dispositivo. Tablets, smartphones e e em um futuro próximo, smartwatches (saiba mais sobre sites responsivos).
Essa tendência que já dominou 2014 vai continuar a ganhar impulso neste ano. No entanto, em anos anteriores, o design móvel estava em segundo lugar, abaixo da concepção desktop. Agora, design móvel deve vir em primeiro lugar. As funções para celulares precisarão vir em primeiro lugar no projeto, e devem corresponder adequadamente com o projeto para desktop, não havendo mais espaço para dois projetos separados. Em vez disso, um projeto único “responsivo”, que funcione perfeitamente tanto para dispositivos móveis e desktops.
A maioria das pessoas já ouviu falar sobre design responsivo, contudo, é importante ressaltar que neste ano, os celulares serão o novo padrão para visualização da internet. Atualmente, várias fontes apontam que mais de 60 por cento de acesso à Internet já é feito a partir de um dispositivo móvel.
Hoje, o processo de tomada de decisão começa online, seja nos negócios ou com compras pessoais. Se o site de sua empresa não está pronto para ser visualizado em todos os dispositivos possíveis, certamente seu site está fora. Por quê? A resposta é simples: Rastreadores do Google. O Google não vai mesmo indexar sites que não sejam amigáveis a celulares e dispositivos móveis. Se o seu site não é responsivo, pode esquecer de vê-lo subir nas fileiras de pesquisas orgânicas do Google!
O Google recomenda web design responsivo:
“Google recomenda webmasters a seguirem as melhores práticas da indústria do uso de web design responsivo, ou seja, que o mesmo HTML sirva para todos os dispositivos e usando apenas consultas de mídia CSS para decidir a prestação em cada dispositivo.”
Se o seu site já é responsivo, parabéns, mas isto não significa que você está fora de perigo. Em 2015, as empresas precisam ter sites que funcionam não apenas em dispositivos móveis e desktops, mas que também sejam amigáveis a relógios inteligentes, TVs, eletrodomésticos e até mesmo carros, para citar alguns exemplos. Para acomodar esses novos dispositivos – especificamente relógios inteligentes – a estrutura de navegação ágil que já estamos todos acostumados terá de mudar e se simplificar ainda mais. Obviamente que estas mudanças não acontecerão tão rapidamente, mas certamente até o final de 2015, devemos começar a ver soluções emergentes.
Designs planos, simples e naturais
Como vimos, os sites que não sejam amigáveis aos dispositivos móveis estão fora, e isso inclui design, luz e cores.
Os elementos de design precisam aparecer com suavidade em telas planas.
O brilho e o flash serão menos importantes.
Sites simples, fáceis de navegar, e com velocidades mais rápidas de carregamento em dispositivos móveis se tornarão uma prioridade.
Veja o conselho de Matthew Reischer, Diretor de Marketing de Internet da LegalAdvice
“Web design em 2015 provavelmente irá acentuar a experiência móvel como uma tendência. Os estilos de design mais planos e simples que se acomodam bem em telas menores entrarão em foco maior em 2015. Consequentemente, provavelmente haverá mais ênfase na rolagem e menos nos cliques como um meio para navegar na Internet “
Interface de usuário simples de usar
Na navegação em celulares, os usuários naturalmente preferem visualizar todas as informações de que precisam em um só lugar, em vez de ter que clicar em várias páginas. Isso significa “mais rolagem e menos cliques”. A simplicidade de ter todas as informações em um só lugar.
Menos Texto
Os sites devem dizer adeus aos textos locais pesados.
As mídias visuais serão o bilhete dourado já que os usuários não possuem mais tempo para se sentar e ler infinitas linhas de texto. Os webmasters devem se preparar para utilizar agressivamente os avançados recursos tecnológicos visuais para criarem sites curtos, doces, e extremamente atraentes.
Conteúdo Personalizado
Utilizadores da Internet estão cansados de se sentirem como um sinal de cifrão. Os clientes anseiam pela interação humana e querem sites relevantes desenvolvidos para eles, e que os façam se sentir valorizados. Para satisfazer o seu desejo de se sentir importante, você vai precisar acomodar as suas necessidades e desejos, promovendo o seu envolvimento com o seu site. Nem tudo no seu site deve ser sobre os seus produtos. Muitos donos de sites estão tão ocupados empurrando seus produtos e serviços que se esquecem que a Internet é feita de pessoas. Você precisa criar um site que faça com que os seus usuários se identifiquem.
No passado, os sites destacavam seus aspectos institucionais, mas os usuários querem cada vez mais o aumento no contexto humano. Uma das melhores maneiras de colocar um ser humano por trás do site é adicionar imagens pessoais para mostrar-lhes que há, na verdade, pessoas por trás da logomarca e da tela.
Relevante para as Pessoas
Coloque as necessidades e desejos de seus seguidores sempre em primeiro lugar, e não o seu. O propósito claro de seu site deve ser o de resolver os problemas dos seus clientes e não fazer uma venda. Para conseguir isso, seu site precisa fazê-los se sentir como parte de uma comunidade.
Ele precisa ter aquela centelha pessoal para dar sabor e personalidade a um website.
“Ao personalizar o seu conteúdo, você vai fazer com que as pessoas saibam quem você é e ganhará a confiança delas. Então, se você dizer-lhes para comprar alguma coisa, eles vão comprar alguma coisa. Você precisa dar-lhes um toque pessoal em qualquer coisa “, diz Kyler Patterson, Coordenadora de Marketing para HostGator.com.
Mensagem específica e direcionada
Limite a sua mensagem. Pare de tentar se comunicar com as massas e estreite seu foco para públicos específicos.
Mensagens generalistas são uma coisa do passado.
Você precisará entender cada vez mais seu público, a fim de alcançá-los de forma eficaz com o seu conteúdo.
Inscrição rápida e atrativa
Ferramentas online rápidas para registro de usuários tem sido uma grande técnica de marketing durante anos, mas agora tende a focar também para a experiência do usuário.Você verá cada vez mais sites oferecendo ebooks e arquivos relevantes grátis para obter os endereços de e-mail dos visitantes. Os visitantes adoram coisas grátis. Eles vão conseguir o que querem de você, e você vai conseguir o que você quer deles: Seu endereço de email e lealdade.
Mensagem direta e clara
Se um visitante chegar ao seu site e não descobrir o assunto sobre o qual se refere em menos de 5 segundos, seu site já falhou.
Sua mensagem precisa ser clara, concisa, e capaz de fornecer imediatamente a ideia geral que quer transmitir.
As novas landing pages (páginas de destino) precisam incentivar potenciais clientes a saberem mais e mais sobre um produto ou serviço antes de tomar sua decisão de compra.
Clareza da imagem e cores eficazes
A tendência de usar imagens e vídeos deve aumentar, mas haverá maior preocupação com a clareza para melhor visualização em dispositivo móvel. A qualidade da imagem será intensificada com resoluções mais altas.
Acredite ou não, o contraste e as cores que você usa desempenharão um grande papel no sucesso do seu site. Na verdade, existem cores que comprovadamente desencadeiam certas ações-respostas; portanto, pense cuidadosamente sobre as cores que você usará em seu site. Não exagere, mas jogue inteligentemente com algumas cores brilhantes para incentivar a ação às suas chamadas.
Infográficos
Uma ótima maneira de equilibrar a informação com imagens e texto no seu site é através de infográficos. As pessoas adoram infográficos. Eles são uma maneira atraente e eficaz para obter a informação que querem.
Infográficos podem ser um pouco difícil de fazer, mas a informação que flui corretamente em uma imagem em vez de uma tonelada de texto será muito mais objetiva e eficaz.
Conclusão
O importante é pensar sempre na sustentabilidade do seu site. Não basta buscar a excelência e depois não conseguir manter o site atualizado. Pense sobre hoje e amanhã. Pense a longo prazo, seguindo as últimas tendências.
As principais tendências de design em 2014 vão seguramente se estender por 2015, e muitas irão amadurecer e se tornar um novo padrão, assim como o design responsivo é agora.
Em termos de planejamento para 2015, certifique-se que a sua equipe web esteja ciente dessas tendências e comece a colocar em prática um plano de implementar as mudanças durante o ano que vem.
fontes:
“5 Previsões de Modern Web Design” de Amber Alvi WebDesignerledger.com
“Web Design: 20 tendências mais quentes a observar em 2014” por Jake Rocheleau HongKiat.com
“Let It Go: por Ilya Pozin – Forbes.com
“Maiores Erros em Web Design 1995-2015” WebpagesThatSuck.com
“Designer de 2015 Tendências” AIGA.org