O que é Marketing de redes sociais?
O Marketing de redes sociais se popularizou imensamente ultimamente, e de repente existem inúmeras agências dedicadas espalhadas pela web prometendo soluções milagrosas.
Facebook, Twitter, YouTube, Pinterest e LinkedIn são exemplos de redes sociais que podem ser usadas como parte dos esforços de marketing, embora estejam longe de serem as únicas.
É seguro no entanto afirmar, que o marketing de redes sociais permite uma comunicação direta, pessoal e em duas vias entre a organização e o consumidor de uma forma que nunca foi vista anteriormente.
Este novo “tipo de *Marketing” está forçando as agências a repensarem e transformarem as suas formas de abordagem, já que agora, o consumidor tem o poder.
E embora nos pareça algo totalmente novo, é um tipo de comunicação baseada em uma das formas mais antigas e eficazes de publicidade:
O boca-a-boca.
que agora passa a funcionar na base do:
clique-a-clique!!!
As redes sociais permitem uma comunicação muito mais direcionada e “personalizada” do que qualquer outra forma de marketing existente. As empresas têm a oportunidade de receber feedbacks diretos do mercado diariamente através da interação dos clientes existentes e potenciais.
É também uma poderosa ferramenta de marketing sem precedentes, quando utilizada como veículos de publicidade de conteúdos que podem se tornar “virais” , uma ação com custo relativamente baixo e que pode ajudar a fortalecer ou divulgar uma marca muito rapidamente.
O ponto chave para que uma marca desempenhe seu trabalho de forma satisfatória nas redes sociais é sua:
Personalidade.
Se uma marca tiver uma personalidade carismática na “REDE”, então ela será um sucesso entre os usuários da “REDE”.
Mas, como moldar uma personalidade carismática na REDE”?
O carisma está ligado diretamente à forma de uma pessoa ser e agir, e nas redes sociais isso não é diferente. Assim, se faz sumariamente importante diagnosticar e compreender as ações chaves dos diferentes ambientes e redes virtuais, para que possamos definir uma estratégia de comunicação de marketing de redes sociais coerente, integrada, funcional e mensurável.
A parte do projeto de marketing digital referente à redes sociais é uma parte delicada e complexa pois está repleta de características subjetivas, e deve ser pensada sistematicamente (envolvendo todas as redes e ferramentas integradas).