Qual é a diferença entre logotipo e logomarca?
Quando iniciamos um trabalho de desenvolvimento de marca com um novo cliente, é comum ouvir perguntas como: Qual é a diferença entre logotipo e logomarca? O que é uma logomarca, realmente?
Logomarca e logotipo são termos utilizados erroneamente e de forma genérica para designar logotipo, símbolo ou marca, sem que haja consenso nem precisão absoluta ao que ele se refere, se apenas ao símbolo, ao logotipo ou ao sinal misto (combinação de ambos). O seu uso está popularizado no Brasil mas é considerado incorreto por não possuir significado preciso.
Complicado? Nem tanto quanto parece,
Antes de mais nada, precisamos entender o que é MARCA.
MARCA
Uma marca é muito mais do que apenas um nome de uma empresa ou produto.
Em muitos casos, ou pelo menos quando falamos das grandes marcas, oculta objetivos que vão muito além do que simplesmente identificar bens ou serviços de uma organização e diferenciá-los da concorrência.
A marca é o espírito intangível de um negócio. É a sua essência. Quando uma marca se aloja no inconsciente popular se torna praticamente imbatível. Chegam a substituir o nome original de um bem, como é o caso do Bombril.
Em compensação, uma vez manchada, é muito difícil de se concertar o estrago.
Na realidade, o principal objetivo de uma marca, como o nome já mostra claramente, é “se marcar” de maneira definitiva na memória das pessoas.
O cérebro é uma máquina gigante de associações.
O cérebro humano adora fazer conexões, e trabalha com associação de imagens e símbolos, a sentimentos e/ou conceitos. As marcas mais celebres escondem várias características que só podem ser vistas pelo olhar de um especialista em semiologia, e não são incomuns as teorias de conspiração neste terreno.
A Logomarca
Bem, de modo geral, podemos afirmar que a logomarca é a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja. Um símbolo ou imagem que permite identificá-la de um modo imediato.
Segundo a teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone.
O termo símbolo, com origem no grego súmbolon. Designa um elemento representativo (realidade visível) que está em lugar de algo (realidade invisível) que tanto pode ser um objecto como um conceito ou ideia, determinada quantidade ou qualidade.
O símbolo encontra-se difundido pelo quotidiano e pelas mais variadas vertentes do saber humano. Embora existam símbolos que são reconhecidos internacionalmente, outros só são compreendidos dentro de um determinado grupo ou contexto (religioso, cultural, etc).
O “símbolo” é um elemento essencial no processo de comunicação.
Uma característica importante observável nas grandes marcas, é que em geral possuem logomarcas apenas caracterizados pela forma, permitindo que seja expressa nas mais diversas aplicações e em qualquer cor. Em outras palavras, geralmente possuem linhas simples e podem ser representadas monocromaticamente.
A maçã com a falta mordida é um dos exemplos mais bem sucedidos de grandes marcas. A clara assossiação à maçã de Eva indica uma relação com o desejo e a transgressão, ideias que permearam o marketing publicitário da Apple desde seus primórdios. A maçã mordida tornou-se inseparável da marca ao longo dos anos.
O Logotipo
Logotipo, refere-se à forma particular como o nome da marca é representado graficamente, pela escolha ou desenho de uma tipografia específica.
É a utilização de letras (especialmente desenhadas ou adaptadas) para compor o nome de uma empresa ou produto. É uma assinatura institucional, a representação gráfica da marca através de letras.
Uma marca com logotipo e logomarca bem projetados, pode ajudar sua empresa a se destacar, ganhar a lealdade do cliente e ter uma vantagem competitiva.